Médico - CRM 80111
Cuidando da sua saúde mental
Member of American Association of psychiatry
Membro aspirante da Associação Brasileira de Psiquiatria
Tratamentos
Pretendo, sutilmente e em linguagem simples, apontar alguns tipos de tratamentos na área de psiquiatria cujo qual baseio o meu trabalho.

Depressão
Depressão é uma doença grave e incapacitante, muitas vezes negligenciada, ou taxada no imaginário popular de "frescura" ou "falta de força de vontade".
Em geral, as pessoas levam anos para procurar ou conseguir ajuda - um caminho penoso que poderia ser abreviado. As doenças mentais, para que se tenha ideia, são a maior causa de anos perdidos por incapacitação, respondendo por 22% dentre todas as causas.
Dentro destes 22%, 42% são por depressão. Portanto, o problema é grave, custa muito em termos de sofrimento e econômicos.

Ansiedade
Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina.

Síndrome do Pânico
O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos que facilmente são predispostos por depressão e ansiedade.
Transtorno obsessivo compulsivo
O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) é um transtorno mental crônico no qual as pessoas têm pensamentos, ideias ou sensações recorrentes e indesejadas, que resultam em ações compulsivas de repetição. Os comportamentos repetitivos, como lavar as mãos, checar as coisas ou limpar compulsivamente, por exemplo, interferem significativamente na vida de quem convive com este transtorno, prejudicando as atividades diárias dos pacientes.
Transtorno de personalidade
Transtornos de personalidade geralmente são padrões generalizados e persistentes de perceber, reagir e se relacionar que causam sofrimento significativo ou comprometimento funcional. Os transtornos de personalidade variam significativamente em suas manifestações, mas acredita-se que todos sejam causados por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Muitos tornam-se menos graves com a idade, mas certos traços podem persistir com alguma intensidade após os sintomas agudos que levaram ao diagnóstico de um transtorno diminuírem. O diagnóstico é clínico. O tratamento é feito com terapias psicossociais e, algumas vezes, terapia medicamentosa.
Transtorno Bipolar
Distúrbio associado a alterações de humor que vão da depressão a episódios de obsessão.
A causa exata do distúrbio bipolar não é conhecida, mas acredita-se que seja influenciado por uma combinação de fatores como genética, ambiente, estrutura e química do cérebro.
Os episódios maníacos incluem sintomas como euforia, dificuldade para dormir e perda de contato com a realidade. Já os episódios depressivos são caracterizados por falta de energia e motivação, além de perda de interesse nas atividades cotidianas. Os episódios de alteração de humor podem durar dias ou meses e também podem estar associados a pensamentos suicidas.
O tratamento costuma ser necessário por toda a vida e geralmente envolve uma combinação de medicamentos e psicoterapia.