Médico - CRM 80111
Cuidando da sua saúde mental
Member of American Association of psychiatry
Membro aspirante da Associação Brasileira de Psiquiatria
Dúvidas?
Muitas pessoas deixam de cuidar da saúde mental por preconceito ou mesmo por falta de conhecimento. Abaixo algumas dúvidas, mas se você ainda não conseguiu dar um passo e procurar atendimento entre em contato comigo que irei lhe ajudar.
Porque devo cuidar da minha saúde mental?
Da mesma forma que ninguém discute procurar um cardiologista diante de um sintoma cardiovascular ou um gastroenterologista diante de uma doença do aparelho digestivo, não se deveria titubear na hora de procurar atendimetno na área de psiquiatria para tratar de algum sintoma emocional ou do comportamento. Porém, em decorrência do estigma na sociedade, muitos pacientes demoram décadas para chegar a este profissional, muitas vezes sofrendo com as complicações de sua doença, justamente por não ter vencido a barreira inicial do preconceito.
O que posso esperar de um atendimento em psiquiatria?
Uma consulta psiquiátrica não é muito diferente de uma consulta clínica. Você deve entrar no consultório à vontade, agir naturalmente, sem se preocupar como deve ou não se portar. Procure ser verdadeiro, falar de suas angústias e preocupações, das dificuldades que o ambiente lhe impõe. Lembre-se que o maior beneficiário do tratamento será você e que minimizar ou esconder seu problema dificultará mais o trabalho do médico e pode comprometer a eficácia do seu tratamento. Procure se livrar dos preconceitos, tabús ou ficar preocupado com o que o psiquiatra vai pensar a seu respeito. Ele está habituado a escutar sobre a vida das pessoas e o que você tem a dizer provavelmente não será nada muito longe do que ele já está acostumado a ouvir. Ele não está ali para lhe julgar, mas para lhe ajudar a superar suas dificuldades.
Os remédios podem causar dependência?
Os medicamentos utilizados na psiquiatria diferem muito no seu potencial de provocar dependência. Na realidade todos os medicamentos se utilizados com prescrição e acompanhamento médico têm um baixo potencial de causar dependência. Isto porque a maioria das pessoas que se torna dependente deles os utilizou por conta própria, aumentando a dosagem sem o conhecimento do médico e usa a medicação de forma contínua por muito tempo.
Mesmo que seja necessário usá-los por muito tempo, o controle das dosagens pelo médico e a programação do desmame quando for indicada a interrupção do tratamento evitam que o paciente tenha sintomas de abstinência.
Entretanto, a maioria dos medicamentos psiquiátricos hoje em dia não causa qualquer dependência. Eles são vendidos com receita controlada branca (o que faz muitos confundirem com o risco de dependência).